Os mutirões de Psicologia realizados pela Prefeitura de Guaratuba - Secretaria Municipal da Saúde conseguiram reduzir a fila de espera em 217 atendimentos. As ações ocorreram nos sábados, dias 01 e 08 de fevereiro, com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes que aguardavam consulta.
Durante o mutirão, a equipe de saúde tentou entrar em contato com os pacientes agendados, mas enfrentou dificuldades devido a cadastros incompletos ou números de telefone desatualizados. Além disso, 52 pacientes faltaram ao agendamento e 72 ausências foram registradas por desistência ou mudança.
A triagem dos pacientes foi realizada por meio de um questionário de anamnese, conduzido por profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e do Centro de Especialidades Eliane Nereidas.
Ampliação da equipe e atendimento contínuo
Até agosto de 2024, apenas uma psicóloga era a responsável pelos atendimentos da lista de psicologia da saúde, o que dificultava a agilidade no serviço devido à grande demanda. Para reforçar a equipe, uma psicóloga contratada como estagiária de pós-graduação passou a atender o público infantojuvenil. De outubro de 2024 a janeiro de 2025, mais duas psicólogas vieram integrar a equipe, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento.
O então secretário da Saúde, Richard Pereira Medeiros, em meados de janeiro, constatou que, na ocasião, haviam 519 pessoas na lista de espera. Hoje, esse número caiu para 368 pacientes. A lista de espera, no entanto, é dinâmica, com novos pacientes entrando constantemente devido à alta procura por atendimento psicológico. Além disso, além da lista de espera da Psicologia, o Centro de Especialidades possui uma lista de encaminhamentos internos da Psiquiatria, o que aumenta a complexidade e a demanda por atendimentos.
Atualmente, há uma psicóloga, desde final de janeiro, dedicada exclusivamente à realização de triagens.
Como parte da estratégia de ampliação do atendimento, a Secretaria da Saúde implementará um atendimento descentralizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo a continuidade dos atendimentos.
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