A construção da Ponte de Guaratuba chegou à metade da execução e, durante comemoração e visita ao canteiro de obras na última quinta-feira (1), o governador Carlos Massa Ratinho Junior foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do município de Guaratuba, concedido pela Câmara de Vereadores. A obra, uma das maiores intervenções do Governo do Estado em andamento, tem investimento de R$ 386,9 milhões e previsão de conclusão para abril de 2026.
“Hoje chegamos à metade da obra, um marco importante para uma das obras mais importantes em execução no Estado. Há 40 anos, a população aguardava por esta ponte e, depois de muito trabalho, estamos agora em uma contagem regressiva. Enfrentamos muitos desafios, fizemos muitos estudos e agora o povo paranaense tem a confiança de que ela vai ser entregue até o começo de 2026”, afirmou o governador.
A nova ponte está destravando o desenvolvimento do Litoral do Estado, com uma infraestrutura moderna, geração de empregos e valorização dos imóveis da região. "Nós estamos em 50% da ponte e já vemos o quanto isso tem mudado a cidade, nos deixando muito felizes. O impacto local quando ela estiver pronta será gigantesco, trazendo muito desenvolvimento para toda a região", disse o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense.
Durante a visita, a obra também recebeu uma bênção especial do padre Reginaldo Manzotti.
A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, ciclovia, barreiras rígidas de concreto e calçadas com guarda-corpo.
Ao todo, já foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto, mobilizando mais de 600 trabalhadores. Das 64 estacas previstas, 47 já foram concluídas (73% do total), sendo 16 no trecho estaiado e 31 no trecho pré-moldado. Na mesoestrutura, 10 travessas já foram finalizadas, de um total de 22. Já na superestrutura, 81 vigas longarinas foram fabricadas e 62 delas já instaladas. O tabuleiro da ponte também avança rapidamente, com seis lajes concretadas (30% do total previsto para o trecho pré-moldado).
Os acessos à ponte também recebem atenção especial. Em Guaratuba, estão sendo feitos trabalhos de contenção com técnicas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, além de serviços de terraplenagem e drenagem.
No trecho estaiado, o mais complexo da obra, as torres principais que sustentarão os cabos de aço já têm fundações e pilares concluídos. As equipes agora trabalham na aduela de partida, estrutura que servirá de base para a construção do tabuleiro da ponte.
A construção pode ser acompanhada em tempo real pelo site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Com informações e fotos AEN/PR
Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.