Reflexão sobre Humanização do cuidado marca a 2ª Semana da Luta Antimanicomial em Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba realizou na quinta e sexta-feira (18 e 19), a 2ª Semana da Luta Antimanicomial. O tema deste ano foi a "Humanização do cuidado em Saúde Mental",
iniciando no dia 18 que é celebrado em todo país o dia da "Luta Antimanicomial", com gincanas interativas com jogos, pintura, danças e brincadeiras, no Ginásio do Parque Municipal (Piçarras).
Na tarde de sexta-feira (19), diversas palestras sobre o tema com profissionais da área da saúde ocorreram no Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral.
O evento foi organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Recomeço da Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio das Secretarias Municipais do Esporte e do Lazer, da Cultura e do Turismo, do Bem Estar e da Promoção Social, do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação Recanto Paulo VI.
O movimento antimanicomial caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com transtornos mentais. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Categoria: Saúde
Publicada: 23/05/2023

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.


MAPA DO SITE

Ao utilizar o site da Prefeitura de Guaratuba, você concorda com o uso de cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência de navegação e personalizar o conteúdo e as informações que lhe são apresentados.

Entenda o que são cookies e nossa política clicando Aqui