CAPS e CRAS realizam oficina sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Na última segunda-feira (19), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Recomeço esteve no CRAS, onde ministrou uma palestra no Grupo da Família coordenado pelo CRAS Novos Horizontes. O objetivo do encontro foi abordar o tema da saúde mental e prevenção ao suicídio.

O Grupo da Família do CRAS é uma forma de trabalho social de caráter continuado e planejado com as famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que tem a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

O encontro acontece através de oficinas quinzenais, nas segundas-feiras no período da tarde, nas dependências do CRAS e é coordenado pela assistente social e psicóloga, integrantes da equipe técnica do CRAS. Nas oficinas são abordados temas de interesse das famílias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso aos direitos, protagonismo, participação social e a prevenção aos riscos.

Nesta oficina, o grupo contou com a presença da coordenadora do CAPS, Sra. Zelayde Gomes, que abordou sobre a importância de procurar ajuda, bem como realizou orientações sobre a prevenção ao suicídio e exercícios de fortalecimento da saúde mental. Segundo Zelayde, ações de integrações entre secretarias (Saúde e Bem Estar Social), são de extrema importância pois envolvem o atendimento da mesma população, e quanto mais espaço de divulgação e prevenção melhor são os resultados entre os serviços e quem ganha é a população guaratubana.

Categoria: Saúde
Publicada: 26/09/2022

Clique nas imagens para abrir a galeria

Log da Prefeitura Municipal

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00

Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.

MAPA DO SITE