Guaratuba elege a nova gestão do Conselho Tutelar

Neste domingo (6) ocorreram em todo o Brasil as eleições para o Conselho Tutelar. Em Guaratuba, 2830 pessoas foram até as urnas para eleger os cinco novos conselheiros que assumem a partir de 2020. Todos os eleitos vão ocupar o cargo pela primeira vez na cidade.

Em primeiro nas urnas ficou a Ane com 390 votos, seguida pela Vanessa com 332, Lilian com 329 votos, Jéssika 278 e Renan com 239 votos. Completaram a lista Oseias (210), Anita (179), Arlete (172), Gabriela (171), David (162), Mari (146), Renata (79), Marcos (66) Zé Miranda (46) e Michele (31).

Segundo Ane, a candidata mais votada, realizará seu trabalho priorizando o bom senso e o diálogo para resolução das situações envolvendo a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes do município. Também pretende realizar palestras junto as escolas, igrejas e comunidade, "sempre buscando esclarecer que as crianças e adolescentes têm direitos mas também têm deveres, pois enquanto Conselho Tutelar, precisamos resgatar os valores da família, quais sejam, o respeito, a obediência, dentre outros", ressalta a nova conselheira.

O processo de escolha iniciou em junho com lançamento dos editais pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Alguns dos requisitos para participar do processo de escolha foram ter reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos completos, escolaridade equivalente ao nível médio completo, residir no município há pelo menos dois anos, entre outras disposições presentes no edital. O Processo de Escolha consistiu nas seguintes fases: inscrição, seleção com avaliação de conhecimentos teóricos e finalizou com a eleição através do Sufrágio Universal. Todo cidadão com domicílio em Guaratuba teve direito a voto.

Categoria: Bem Estar Social
Data/Hora: 07/10/2019